O Vietnã, com sua rica história, paisagens deslumbrantes e cultura vibrante, é um destino que cativa viajantes de todo o mundo. Desde as antigas cidades imperiais até as deslumbrantes paisagens naturais, o Vietnã oferece uma variedade de experiências únicas que encantam e inspiram. Neste artigo, exploraremos 22 lugares imperdíveis que destacam a diversidade e a beleza deste fascinante país do Sudeste Asiático. Dos movimentados mercados de Hanói às tranquilas praias de Hoi An, cada destino revela uma faceta única da rica tapeçaria cultural e geográfica do Vietnã. Prepare-se para uma jornada emocionante pelos tesouros escondidos e destinos icônicos que fazem do Vietnã um dos destinos mais fascinantes do mundo.
1. Hanói
Experimente a frenética capital do norte o Vietnã
Nenhuma outra localidade no Sudeste Asiático despertou em mim uma sensação tão intensa de admiração quanto Hanói, durante minha primeira visita. É verdadeiramente um lugar frenético. As ruas são dominadas por uma multidão de motos em constante movimento, às vezes, dando a sensação de estar imerso em um enxame gigante de vespas. A vida pulsa nas calçadas; as pessoas comem, bebem, cortam o cabelo, leem jornais e se divertem.
Após várias visitas, acumulei algumas dicas privilegiadas para vivenciar a autenticidade de Hanói.
2. Baía de Ha Long
Cruzeiro pelas deslumbrantes ilhas cársticas
Ha Long Bay provavelmente precisa de pouca introdução! Este Patrimônio Mundial da UNESCO é facilmente o mais famoso do Vietnã. A baía abriga mais de 2.000 pequenas ilhas de calcário, espalhadas por uma área de 334 km2.
Uma maneira típica de explorar é reservar um cruzeiro em um barco à vela, com viagens variando de 1 a 3 dias. Você pode conferir uma viagem de 2 dias a Ha Long Bay aqui.
É uma visita obrigatória no Vietnã, com uma localização magnífica que definitivamente vale a pena, apesar de possivelmente muito turística. A maioria dos barcos se concentra em uma única baía, onde há mirantes e cavernas, tornando-se bastante lotada. Para a melhor experiência, opte por um cruzeiro de 2 dias para aproveitar sem pressa.
Considere também passeios que incluam a Baía Bai Tu Long ou a Baía de Lan Ha, partes de Ha Long um pouco mais distantes da costa, com menos turistas de um dia.
3. Ilha Cat Ba
Fique na grande ilha perto de Ha Long Bay
Cat Ba é uma alternativa menos turística para algumas das ilhas em Ha Long Bay. Ainda é popular e, portanto, há alguma infraestrutura turística na principal cidade da ilha, mas a maior parte da ilha é uma selva selvagem protegida implorando para ser explorada.
Existem três praias deais para um dia relaxante ao sol ou nadando. Se preferir atividades, pode fazer snorkel, alugar caiaques ou escalar a íngreme face rochosa de calcário. Passeios de um dia partem facilmente de Ha Long Bay, com três balsas diárias para a costa norte da ilha, a apenas 40 minutos de carro de Cat Ba. Para explorar Cat Ba com mais flexibilidade, opte por ciclomotores ou motos, embora ônibus e táxis sejam opções viáveis pelo Vietnã.
4. Sapa
Fique ou caminhe entre campos de arroz em terraços
Durante o domínio colonial francês, Sapa serviu como refúgio dos calorosos baixios vietnamitas. Hoje, é um ponto de partida popular para caminhadas nas montanhas e lar de casas de família rurais.
Sugiro evitar a agitação da cidade, se possível, já que tem visto um crescimento descontrolado de hotéis e restaurantes turísticos. Veja-a como um hub conveniente, não o destino em si; opte por hospedagem domiciliar nos campos de arroz ou em aldeias próximas para uma autêntica experiência. Explore trilhas entre as aldeias das minorias étnicas Hmong e Lao Chai.
Os terraços de arroz exibem seu verde exuberante de julho a setembro e transformam-se em tons dourados na época da colheita, em setembro e outubro.
5. Ninh Binh
Os penhascos cársticos na ‘Baía de Ha Long’
No parque nacional de Trang An (e Tam Coc) você encontrará belas montanhas cársticas saindo das paisagens. Diferente de Ha Long é que eles são cercados por campos de arroz e pântanos em vez do mar. A principal atividade é pegar um pedalinho pelos rios e pântanos para ver a paisagem montanhosa deslumbrante, cavernas e vida selvagem.
Ninh Binh pode ser feito como uma viagem de um dia de Hanói, mas vale a pena ficar uma ou duas noites para a experiência completa. Eu recomendo especialmente ficar na cidade de Trang An, à beira do parque, que é realmente uma joia escondida.
Lá você fica em pousadas e eco-resorts ao longo do rio com docas de bambu bonito com espreguiçadeiras e luzes de fadas.
Você pode ler muito mais dicas para Ninh Binh no meu guia detalhado.
6. Parque Nacional Ba Be
Aventuras ao ar livre no norte do Vietnã
Localizado nas montanhas do nordeste do Vietnã, não é tarefa fácil chegar a Ba Be, mas é uma das experiências de viagem mais autênticas que você pode ter no Vietnã devido a ser desconhecida pela maioria dos turistas.
Há muitos passeios em grupo que você pode fazer em Ba Be, como passeios de bicicleta, caminhadas em cachoeiras, expedições em cavernas e acampamento noturno. A maioria deles é organizada através de empresas locais e são mais fáceis do que tentar visitar de forma independente.
Esteja preparado para uma longa jornada para chegar lá. É possível alugar motos, mas você estará olhando para uma viagem de 8 horas para chegar lá de Hanói, então é melhor pegar um ônibus da estação de ônibus My Dinh, ou um traslado direto do distrito de Hoan Kiem (ambos em Hanói).
7. Phong Nha Ke-Bang
Maravilhe-se com as maiores cavernas do mundo
O parque nacional de Phong Nha ke-Bang no centro do Vietnã é conhecido como um dos melhores lugares para ir espeleologia na Ásia. Nos últimos anos, tornou-se verdadeiramente a capital das viagens de aventura e ecoturismo do Vietnã.
Existem mais de 500 cavernas na área, das quais 30 podem ser visitadas pelo público. Isso inclui a maior caverna do mundo e a terceira maior caverna do mundo, que são locais verdadeiramente épicos e, muito possivelmente, os mais espetaculares de todo o Vietnã.
As megacavernas só podem ser visitadas em expedições de vários dias (que custam a partir de US$ 330). Minha excursão a Hang En, a terceira maior caverna do mundo, está entre minhas experiências de viagem favoritas em qualquer lugar. Se você estiver com um orçamento menor, então há muitas outras cavernas em Phong Nha que você pode visitar.
A cidade em si é agradável, com uma vibração sem pressa e uma localização encantadora à beira do rio – facilmente uma das verdadeiras joias do Vietnã.
8. Hoi An
Relaxe nesta cidade histórica fofa e calma
Apesar de ser bastante lotado de turistas, Hoi An ainda é consistentemente avaliado pelos viajantes como seu lugar favorito no Vietnã. Sempre que faço qualquer pesquisa informal entre outros turistas que encontro no Vietnã, Hoi An está no topo da lista deles!
A cidade deliciosamente bem preservada de Hoi An já foi um posto-chave para o comércio de especiarias do Vietnã com a China, Holanda, Portugal e outros países. Hoje, todos os pequenos bairros comerciais de dois andares servem como todos os tipos de restaurantes, lojas de souvenirs e alfaiates (a cidade é famosa por vender roupas personalizadas a preços imbatíveis).
O Bairro Antigo de Hoi An, protegido pela UNESCO, é muito turístico, com inúmeros cafés bonitos, restaurantes e lojas de lembranças artísticas. O desenvolvimento foi todo de muito bom gosto e todas as lanternas coloridas penduradas nas ruas dão a Hoi An uma tonelada de charme. O centro também é em grande parte pedestre, dando-lhe algum alívio bem-vindo de o trânsito caótico das grandes cidades.
Há muitas coisas para fazer em Hoi An e tem algumas praias e pontos turísticos que valem a pena nas proximidades, tornando-se uma visita obrigatória para qualquer um em sua primeira viagem ao Vietnã.
9. Meu Filho
Explore um complexo de templos hindus em ruínas perto de Hoi An
Meu Filho é um dos oito Patrimônios Mundiais da UNESCO do Vietnã. Localizado na província de Quang Nam, a apenas uma hora ao sul de Da Nang. É um complexo de templos hindus arruinados que datam do século 4.
Meu Filho foi comparado ao Borobudur da Indonésia e ao complexo de Angkor Wat no Camboja, embora em menor escala. A forma como a selva ultrapassou as ruínas dá-lhe uma qualidade mística que faz valer a pena a viagem. Ao lado da bilheteria está o Museu Champa, que explora a história do complexo do templo, e se você estiver lá pela manhã, há apresentações de dança tradicional às 9h45 diariamente (exceto às segundas-feiras).
Aluguer de táxi de ida e volta de e para o local é de cerca de 10 USD de Hoi An, mas é cerca de metade disso para alugar sua própria moto, o que lhe dá flexibilidade adicional se você quiser explorar outros pontos turísticos próximos, como Lago Meu Filho (onde você pode alugar caiaques) e o Bang Uma Torre, uma torre do século 11 ainda visitada por fiéis.
10. Matiz
Explore templos, túmulos e desfrute de uma cidade vietnamita menor
Hue (pronuncia-se como ‘caminho’) é a parada perfeita no centro do Vietnã se você estiver interessado em ver muitos túmulos, templos e pagodes.
O principal atrativo dentro da própria cidade de Hue é a Cidadela Imperial, mas tenha em mente que quase tudo neste local foi bombardeado na guerra, então pode ser visto relativamente rapidamente.
Muito mais vale a pena alguns dos pontos turísticos ao redor de Hue. Os Túmulos dos Imperadores, por exemplo, é muito impressionante e quase totalmente intacto. Os pontos turísticos ao redor de Hue oferecem alguns exemplos interessantes da estética e arquitetura budista vietnamita e valem a pena uma visita.
11. Ha Giang
Passeie de moto pela deslumbrante paisagem montanhosa
Esta é possivelmente a melhor coisa que fiz em todo o Vietnã. A região norte de Ha Giang, perto da fronteira com a China, tem algumas das paisagens montanhosas mais lindas de todo o país, que só se tornou mais acessível nos últimos anos graças a estradas melhoradas. A região remota abriga minorias como os hmong, que se vestem com trajes coloridos.
Em Ha Giang, é tudo sobre a jornada. A paisagem é simplesmente espetacular e melhor apreciada em uma viagem de moto. Muitos viajantes fazem um loop começando e terminando na cidade de Ha Giang.
Você pode pagar por motoristas de moto ou ir em um passeio em grupo organizado, mas a melhor maneira é dirigir sozinho.
Ha Giang talvez não seja um lugar para marcar a lista rapidamente se você estiver no Vietnã em um feriado mais curto. É melhor ter algum tempo para Ha Giang realmente apreciá-lo. Planeje por pelo menos 3 dias, mas é melhor ter 5.
12. Mui Ne
Faça sandboard e kitesurf
Um bom local para ficar um par de noites é a pequena cidade de Mui Ne na costa sul. A praia não é a principal atração, pois é muito fina e mais apreciada por kitesurfistas do que banhistas, mas são os resorts ao redor de Mui Ne e os pontos turísticos divertidos da região que fazem valer a pena uma parada.
A antiga vila piscatória de Mui Ne é altamente pitoresca e famosa pelos seus coloridos barcos de pesca.
Há também um grande pequeno desfiladeiro nas proximidades, bem como dunas de areia branca onde você pode assistir ao nascer do sol ou tentar deslizar pelas dunas em uma prancha. Quando você se encontrar neste deserto de areia, você certamente vai se perguntar se você está no Vietnã ou no deserto do Saara.
Mui Ne também tem uma grande cena de viajantes e é um ótimo lugar para relaxar com um monte de ótimas acomodações econômicas.
13. Vinh Moc
Veja os túneis da Guerra do Vietnã
Existem diversos museus e locais relacionados à Guerra do Vietnã, também conhecida como Guerra Americana no Vietnã. O destaque do grupo é o Museu dos Remanescentes de Guerra em Saigon, embora seja uma experiência desconfortável e comovente.
Não muito ao norte de Da Nang e Hue estão os túneis de Vinh Moc, um elaborado complexo de abrigos construídos por aldeões durante a guerra. Os túneis foram um sucesso e nenhum morador perdeu a vida, embora tivessem que viver em condições absolutamente terríveis. É um lugar muito perspicaz para ver, e também há os túneis semelhantes de Chi perto da cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã.
14. Da Nang
Uma cidade vietnamita do tamanho de uma mordida faz uma boa parada
A quinta maior cidade do Vietnã também é uma das mais animadas. Danang fica a uma curta distância da costa de Hoi An, então seria fácil juntar esses dois se você já estiver visitando um.
A cidade é uma mistura de litoral e urbano, para que você possa começar o seu dia no popular Praia My Khe (mais de 6 milhas de comprimento), ou visite alguns de seus famosos parques temáticos. Visitar Mundo Súbito nas colinas de Ba Na para ver a famosa ponte sustentada por duas esculturas de mão e belas vistas sobre a cidade, ou Danang Wonders para passeios emocionantes. Não perca o Ponte do dragão dourado para uma ótima foto op.
Mergulhe na história e arquitetura do Vietnã visitando o Montanhas de mármore, cinco colinas de calcário nomeadas em homenagem aos cinco elementos. Os imponentes cársticos têm cavernas subterrâneas, trilhas, pagodes e vistas de 360° da cidade.
Se outras cidades são muito caóticas ou poluídas para o seu gosto, você pode gostar bastante de Da Nang. Embora não tenha o ambiente histórico de Hanói ou a agitação de Saigon, Da Nang tem uma qualidade de vida superior, atraindo a atenção de muitos expatriados e nômades digitais.
15. Da Lat
Vietnã encontra a França nesta antiga estação montanhosa
Da Lat é uma cidade montanhosa nas Terras Altas Centrais. Outrora usada como uma estação de colina nos tempos coloniais (um lugar para escapar do calor no verão), hoje é muitas vezes chamada de A Cidade na Floresta devido aos seus arredores exuberantes e vegetação arrebatadora.
Sua influência histórica francesa se reflete na arquitetura, o que lhe dá o apelido local de “Pequena Paris”. A sensação europeia é contrastada com a indústria agrícola de Da Lat, uma vez que é o melhor lugar para cultivar produtos graças a um clima temperado durante todo o ano (isso também o torna mais frio e úmido do que outras partes do Vietnã, então vista-se de acordo).
Há fazendas e mercados de produtos espalhados por toda a cidade, então não deixe de pegar algumas frutas ou legumes enquanto estiver aqui. Além de encontrar as alcachofras ou abacates perfeitos, a cidade de Da Lat tem muito a oferecer: vários jardins botânicos, pagodes e templos, e a retorcida e retorcida “Crazy House”.
16. Nha Trang
Desfrute de um resort de praia despretensioso
Nha Trang é a parada perfeita se você está desejando alguns dias de relaxamento. Esta cidade costeira é conhecida por suas praias de areia branca e excelente clima, com pouca chuva e muito sol. É conhecida por seus muitos hotéis à beira-mar e tem uma grande variedade de spas. Um dos mais populares é o I-Resort, conhecido por seus banhos de lama e piscinas termais.
Em tempos anteriores, Nha Trang atendia fortemente aos turistas russos e também é conhecida como um pouco de um centro de festas para mochileiros. Embora não seja principalmente para os pontos turísticos, ainda há várias coisas para fazer. Você pode ir ao templo no Long Son Pagoda e na Torre Ponagar, ou saltar penhascos e nadar nas cachoeiras Ba Ho.
As famílias vão visitar o enorme parque de diversões Vinpearl Water Win, que fica em sua própria ilha acessível por teleférico da cidade. Também é um dia divertido se você estiver com um grupo de amigos e desejando uma pausa de suas descobertas culturais no Vietnã.
Se você não tem tempo para parar entre a cidade de Ho Chi Minh e Nha Trang, maximize seu tempo pegando um dos trens dormentes durante a noite. Ao procurar hotéis com um orçamento, não reserve muito perto da praia. Em vez disso, economize dinheiro ficando mais para o interior.
17. Cidade de Ho Chi Minh
Visite a capital comercial do sul, também conhecida como Saigon
A cidade de Ho Chi Minh (anteriormente conhecida como Saigon) é a segunda maior cidade do Vietnã. Estando no lado oposto do país a Hanói, tem uma vibração muito diferente.
Hanói é mais tradicional, com ruas ventosas do mercado, templos antigos e ruas arborizadas. Saigon é muito mais cosmopolita e orientada para o Ocidente, tendo se tornado a capital comercial acelerada do Vietnã.
Muitos mochileiros adoram Saigon porque é um ótimo lugar para festejar. Mas também é uma parada cultural interessante, graças ao seu Museu dos Remanescentes de Guerra, enormes mercados de rua e culinária distinta.
18. O Delta do Mekong
Veja mercados flutuantes e cenas rurais
O Vietnã do Sul é onde o poderoso rio Mekong se divide em centenas de gavinhas menores, formando o Delta do Mekong. Formou-se um vasto labirinto de rios, arrozais e ilhas ribeirinhas.
Um dos destaques do Delta do Mekong são os mercados flutuantes, onde barcos atracam juntos no rio para vender todo tipo de frutas e legumes. Um dos melhores lugares para ver mercados flutuantes é na cidade de Can Tho.
Há muitos passeios organizados para o Delta do Mekong, incluindo passeios de um dia a partir de Saigon, mas eles podem ser bastante complicados. Eu recomendo ficar em uma pousada ou casa de família em algum lugar em ou perto de Can Tho, e verificar os mercados por si mesmo ou com um guia local. Dirigir pelos campos de arroz e canais em uma scooter também é uma maneira deliciosa de ter um gostinho da vida no Delta do Mekong.
19. Bao Loc
Uma cidade suave entre os campos de chá
Embora Bao Loc esteja na rota de Ho Chi Minh para Da Lat, é negligenciado por muitos viajantes e ainda passa em grande parte sob o radar. Se você se considera um amante do chá, este será um lugar agradável para visitar, já que a província de Lam Dong é conhecida por sua produção de chá.
O Bao Loc está coberto de exuberantes campos de chá montanhosos, com o campo de chá mais famoso sendo a colina de chá Tam Chau. Esta parte do Vietnã é bem conhecida por sua produção de chá oolong, e se você fizer um tour pelos campos, poderá aprender sobre o processo de cultivo e colheita. Termine visitando a loja de chá, onde você pode comprar algumas lembranças e provar os diferentes tipos de chá (incluindo chá de alcachofra).
Outro lugar popular entre os moradores é a Cachoeira Dambri, que também tem um centro turístico com piscina e passeios de diversão para crianças. A cachoeira em si é espetacular de se ver e faria uma parada notável durante a sua visita. Se você estiver passando a noite, comece sua manhã observando o sol nascer sobre o Pagode Linh Quy Phap An.
20. Ilha de Phu Quoc
A principal ilha turística do Vietnã
Phu Quoc é a resposta do Vietnã para Phuket da Tailândia, tendo designado como uma zona chave de desenvolvimento turístico. Oferece a melhor seleção de resorts de luxo, vilas e clubes de praia do Vietnã.
Não é tão construído quanto o equivalente da Tailândia, então você definitivamente pode encontrar praias pouco frequentadas em Phu Quoc.
Se você quer estar na praia, a Praia de São é o melhor local para mergulhar ou apenas relaxar na areia. Se você quiser experimentar algo mais memorável, visite uma fazenda de pimentas ou aprenda a fazer um molho de peixe (vestígios deixados dos dias pré-turismo da ilha, quando a exportação de alimentos era sua principal indústria). Há também um grande mercado noturno com toneladas de comida de rua. Experimente o bún kèn, uma sopa rica e peixosa com capim-limão e mamão sobre macarrão de arroz.
Embora seu alcance turístico esteja se expandindo e novos hotéis estejam sendo construídos à esquerda e à direita, a área ideal para ficar é em torno da cidade de Duong Dong. Long Beach, uma das praias mais populares da ilha, é uma boa escolha para o acesso central ao resto da ilha.
21. Ilhas Con Dao
Uma joia escondida se você estiver procurando ilhas menos turísticas
Apesar dos blogueiros de viagens e da fotografia do Instagram, as ilhas Con Dao ainda são um dos segredos mais bem guardados de lugares para visitar no Vietnã. O arquipélago tem 16 ilhas; Con Son é o maior e seria o melhor lugar para basear a sua estadia.
Há uma infinidade de coisas para fazer aqui. Por causa do baixo turismo, as praias são imaculadas e, graças a estar tão longe da costa, oferecem alguns dos melhores mergulhos e snorkeling no Vietnã. A água aqui é uma das mais azuis e claras de todos os tempos, então definitivamente arrume tempo para ir até a praia! Caso contrário, você pode explorar o Parque Nacional Con Dao, visitar o Museu Con Dao para ver as antigas prisões coloniais francesas do século 18 ou até mesmo reservar um retiro de bem-estar em um hotel particular.
Nós não duvidamos que você visitaria Con Dao para as praias, então tenha em mente que muitas delas são finas e acessíveis apenas na maré baixa. Faça sua pesquisa com antecedência com os horários de maré para evitar se decepcionar.
22. Ben Tre
Linda paisagem ribeirinha no Delta do Mekong
Localizado ao longo do Delta do Mekong, Ben Tre é uma viagem de um dia fácil da cidade de Ho Chi Minh. A cidade fica em uma área conhecida por sua produção de coco, então fique atento às placas dizendo dừa xiêm – cocos pequenos e extremamente doces.
A maioria dos passeios pelo Delta do Mekong param no maior Can Tho ou My Tho, tornando Ben Tre uma boa alternativa. No entanto, muitos passeios para Ben Tre são organizados por empresas de turismo, então mesmo se você forjar seu próprio caminho, este não será um tipo discreto e fora do comum. Mas você pode experimentar alguns pontos turísticos interessantes, então vale a pena a viagem.
O passeio de barco pelo delta mostra outro modo de vida, já que muitos vietnamitas ainda ganham a vida ao longo do delta. Visite um coqueiral e prove frutas frescas em um pomar da ilha de barco, antes de seguir as estradas rurais para o interior para visitar uma fazenda de mel e saborear mel fresco. Você pode até pegar peixe cabeça de cobra para o almoço e tê-lo cozido fresco.
Dicas de planejamento
Há muito mais para ver no Vietnã do que a maioria das pessoas pode caber em uma única viagem, então se você está tendo problemas para decidir seu itinerário exato, você não deve perder minhas dicas para planejar uma viagem ao Vietnã.
Não subestime o tamanho do Vietnã; seu comprimento é semelhante ao de toda a Costa Oeste dos EUA. Se você quer conhecer vários lugares no norte, centro e sul, conte com a necessidade de pelo menos 3 semanas.
Gostou das nossas dicas sobre lugares para se conhecer no Vietnã?
Confira alguns itens e serviços que podem ser úteis para sua viagem: Link
Confira nosso blog: Blog