Na Jornada Delas

na-jornada-delas-V1
Petra - Jordania

Destinos Imperdíveis no Oriente Médio

Nos últimos anos, o número de pessoas que visitam o Oriente Médio aumentou significativamente, impulsionado pela ascensão de alguns dos lugares mais proeminentes da região, como Dubai.

Mas muitos outros lugares bonitos também estão ganhando destaque, como Istambul e Jordânia.

Alguns dos passeios mais comuns que as pessoas desejam fazer incluem visitar as pirâmides, acampar em uma tenda no deserto e subir ao topo do prédio mais alto do mundo. Além disso, há o Vale dos Três Reis, um local popular, e o Mar Morto.

O Oriente Médio é um destino imperdível para quem deseja experimentar a vida noturna em Tel Aviv, o deserto em Omã ou uma das maravilhas do mundo em Petra. Além disso, oferece um clima agradável durante a temporada de inverno, tornando-o um destino de viagem ideal. Vamos conhecer os melhores lugares para visitar no Oriente Médio.

1. Petra, Jordânia

Com suas atrações turísticas, a Jordânia tem sido considerada um dos países mais populares do Oriente Médio. Não é surpresa que tenha sido votada uma das sete maravilhas do mundo.

Se você é fã de arquitetura ou história, vai querer visitar esta cidade. Ela remonta ao terceiro século, o que a torna uma das cidades mais antigas do mundo. A maioria dos edifícios foi construída usando as montanhas e rochas circundantes, tornando-a um lugar incrivelmente único para se ver.

Um dos pontos de referência mais proeminentes da cidade é o Mosteiro Ad-Deir. Você também pode visitar locais notáveis como o Bab-Al-Siq e o Tesouro. Além disso, há muitas trilhas para caminhadas nas proximidades de Petra.

Petra - Jordania

Tour recomendado
Amã: Excursão de 2 Dias a Petra, Wadi Rum e Mar Morto


2. Istambul, Turquia

Istambul, a capital da Turquia, é um lugar mágico conhecido por sua arquitetura e arte. Se você está planejando viajar pelo país ou simplesmente explorar a capital, esta cidade segura oferece muito.

Sua rica história não é fácil de explicar, mas os inúmeros locais e monumentos encontrados aqui ajudarão você a entender a história de várias civilizações antigas.

Localizada nos continentes asiático e europeu, Istambul é conhecida por suas belas mesquitas e minaretes.

Alguns dos monumentos mais proeminentes da cidade incluem as Mesquitas Otomanas, o Palácio Topkapi e o Grande Bazar, mas há uma enorme lista de coisas para fazer em Istambul. Além disso, a cidade oferece várias opções de compras e restaurantes para uma experiência completa.

Tours Recomendados:
 Tour Histórico de Istambul com Cruzeiro no Bósforo
Mesquita Azul, Basílica e Hagia Sophia

3. Isfahan, Irã

Isfahan é conhecida por sua arquitetura persa-islâmica e pelos cursos d’água atravessados por numerosas pontes impressionantes, como a Si-o-Se-Pol, que possui 33 arcos incríveis.

Uma das minhas primeiras dicas para visitar o Irã é dar um passeio pela cidade à noite. É uma maneira encantadora de apreciar a grandiosa praça central (que costumava ser um campo de polo), elegantes palácios e mesquitas.

O souq ou mercado no extremo sul da cidade é um lugar imperdível para qualquer pessoa que viaje para o Irã. Está repleto de lojas e barracas fascinantes que vendem especiarias, tapetes, joias, cerâmica e muito mais.

Fazer mochilão no Irã é uma experiência incrível, apenas certifique-se de saber como obter um visto para o Irã antes de partir.

4. Baalbek, Líbano

O Império Romano, que uma vez se estendia da Europa Ocidental até o Oriente Médio e até o Norte da África, foi o maior da história.

Hoje, muitas de suas ruínas são atrações turísticas que atraem centenas de pessoas diariamente, e uma das ruínas romanas mais impressionantes fora de Roma é o sítio de Baalbek, no Líbano.

Além de suas impressionantes ruínas romanas, esta região também possui muitos lugares naturais belos para explorar, tornando-se um lugar que você precisa ver, especialmente para aqueles que têm grande interesse em história! E se você está preocupado com a segurança, certifique-se de ler sobre minha experiência aqui.

Tours Recomendados:

Tour Guiado em Pequenos Grupos para Baalbek, Anjar e Ksara 

5. Palmira, Síria

Um oásis no meio de um dos maiores desertos do mundo, Palmira remonta ao 2º milênio a.C. Até mesmo a Bíblia e outros escritos históricos fazem referência à cidade, tornando-a um lugar significativo para visitar como turista para quem se interessa tanto por religião quanto por história.

A cidade de Palmira, na Síria, já foi um centro próspero do mundo antigo. Originalmente chamada Tadmor, era um centro comercial que se tornou um ponto focal ao longo de uma importante rota comercial.

Durante o 1º século a.C., caravanas e outros indivíduos ricos começaram a parar na região para negociar, o que foi uma parte vital da Rota da Seda.

Hoje, você pode visitar as ruínas e ver que muitos dos edifícios e estruturas da cidade não foram destruídos durante a guerra civil na Síria. Pelo contrário, as impressionantes ruínas de Palmira podem render fotos incríveis.

O Templo de Bel é uma das estruturas mais proeminentes em Palmira, e foi construído para honrar uma divindade babilônica. Outros locais notáveis na cidade incluem a Grande Colunata e o Tetrapylon.

Também possui uma variedade de locais funerários e de sepultamento, portões em arco, um teatro e a Casa do Senado. Embora o que resta em pé já seja impressionante, o governo da Síria e a UNESCO trabalham constantemente juntos para restaurar a cidade à sua antiga glória.

6.Sharqiya Sands, Omã

Você simplesmente não pode visitar o Oriente Médio sem experimentar a beleza de seus vastos desertos.

O Rub Al Khali ou o “Quarto Vazio” é uma região desértica compartilhada por Omã, Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos, mas uma das áreas mais populares para os viajantes é o Sharqiya Sands, localizado em Omã.

Aqui você pode desfrutar de várias atividades, como surfe nas dunas, passeios de camelo e trilhas. Ou simplesmente caminhar e apreciar os incríveis pores do sol sobre as dunas de areia intermináveis.

Tours Recomendados:

De Mascate: Safari no Deserto Privado e Pernoite

Tour de Dia Inteiro em Grupo em Wadi Shab e Buraco de Bimmah

7. Ilha de Socotra, Iêmen

A Ilha de Socotra é um lugar único que você nunca esquecerá. Há tanto para fazer aqui! É perfeito para aqueles que amam atividades ao ar livre e praias, mas também é ótimo para os amantes de cavernas.

As inúmeras estalagmites e estalactites na Caverna Hoq são fascinantes, mas o que se destaca é o seu tamanho e profundidade massivos. Conforme você avança mais fundo, a temperatura fica mais úmida. No final, a água preenche um planalto.

Se você prefere praias e água, certifique-se de ter a oportunidade de fazer snorkel em Socotra. Muitas pessoas ficam impressionadas com a quantidade de corais incríveis lá. Dihamri tem alguns dos melhores!

8. Cidade Antiga de Jeddah, Arábia Saudita

Apesar das condições precárias de suas ruas e edifícios em ruínas, Al Balad ainda é um ótimo lugar para visitar. É um local histórico fascinante que existe há séculos.

Durante o século VII, foi fundado como um centro comercial que serviu como a principal entrada para a maior cidade da Arábia Saudita, Jeddah. Também é conhecido por sua arquitetura tradicional, que apresenta pedra de coral e janelas com treliças.

A estrada da peregrinação até Meca passa pela Rua Al Dahab, que preserva um pouco do passado da Arábia. É onde vendedores ambulantes e comerciantes vendem bugigangas e roupas e também é um ótimo lugar para comprar presentes únicos (apenas uma das minhas dicas para viajar para a Arábia Saudita).

No entanto, um dos edifícios mais proeminentes em Al Balad é o Bait Nassif, onde o Rei Abdulaziz ficava quando estava na cidade de Jeddah.

Tour Recomendado:
Tour pela Cidade Antiga de Jeddah (Al Balad)


9. Vale dos Reis, Egito

Além de ser uma das atrações mais bonitas do Egito, o Vale dos Reis é também um importante sítio histórico no Oriente Médio.

Arqueólogos desenterraram detalhes essenciais sobre o local de sepultamento dos antigos egípcios, perto da cidade de Luxor.

Sendo um dos principais lugares para viajar no Egito, é fácil chegar lá a partir do Cairo de trem, cruzeiro ou ônibus. Você pode visitar muitos dos antigos túmulos no Vale dos Reis e ver suas pinturas, e as autoridades até permitem que você entre em certas áreas em determinados horários do dia.

Tours Recomendados:

De Hurghada: Excursão de um Dia Inteiro ao Vale dos Reis em Luxor

10. Jerusalém, Terra Santa

Jerusalém é repleta de história e tradição, sendo um destino de grande significado para pessoas das fé judaica, muçulmana e cristã. Sua vida noturna moderna e diversificada, assim como sua cena gastronômica, a tornam um local ideal para passar o tempo.

A Igreja do Santo Sepulcro ocupa o lugar onde Jesus foi crucificado. É possível tocar a areia onde seu sangue foi derramado e seguir o caminho que Ele percorreu carregando a cruz.

Outra estrutura proeminente em Jerusalém é a Torre de Davi, um monumento religioso e histórico que se destaca no horizonte da cidade. Apesar de seu nome fazer referência a um rei bíblico, sua construção remonta ao período medieval.

O complexo inclui vestígios de estruturas de períodos anteriores, como o Primeiro Templo, datado de cerca de 1006-586 a.C., além do Período Hasmoneu e Herodiano.

Um dos aspectos mais significativos que diferencia essa estrutura de outras atrações históricas em Jerusalém é sua localização estratégica, próxima à Porta de Jafa, entre as porções ocidental e oriental da cidade.

11. O Mar Morto, Israel/Jordânia

O Mar Morto dá a sensação de estar flutuando no espaço. Este corpo de água é o mais baixo da Terra e possui uma concentração de sal que é dez vezes maior do que a água do mar. Devido a isso, sua textura densa permite que nossos corpos flutuem sem esforço.

O Mar Morto é incrivelmente salgado e não possui formas de vida além de microorganismos e algas. Apesar de seu estado natural, a água tem vários benefícios para a saúde. Seu elevado nível de oxigênio ajuda a remover toxinas do corpo e reduz a aparência de células mortas da pele.

Esta maravilha natural pode ser incluída em seu itinerário de viagem para Jordânia ou Israel, já que está localizada na fronteira entre os países. Ao visitar uma praia, certifique-se de que ela tenha acesso a lama natural em seu leito marinho para uma experiência completa. Algumas praias não possuem isso, então você terá que comprá-la de vendedores.

Tours Recomendados:
De Jerusalém: Tour de um Dia Completo em Massada & Mar Morto com Serviço de Busca

12. Dubai, Emirados Árabes Unidos

Há tanto para fazer em Dubai que pode ser difícil saber por onde começar.

Dubai é conhecida por seus reluzentes arranha-céus, oportunidades de safári no deserto e praias de areia, mas um dos marcos mais proeminentes na cidade é o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Do seu 148º andar, você pode desfrutar de vistas incríveis da cidade.

Um dos lugares mais populares em Dubai é o Dubai Mall, próximo ao Burj Khalifa. Este imenso shopping conta com diversos restaurantes, cafés e lojas, além de ter uma pista de patinação no gelo coberta, um enorme aquário e uma fonte deslumbrante.

Você também deve visitar o Miracle Garden, o bairro Al Fahidi e o Dubai Creek para ter um gostinho da arquitetura tradicional da cidade, centros culturais e souks. Você também pode encerrar sua viagem navegando pelas águas de Dubai Marina e Palm Jumeirah.

Tours Recomendados:

Dubai: City Tour com Creek, Souks, Mesquita e Burj Al Arab Dubai Desert 4×4 Dune Bashing

Passeio de Quadriciclo no Deserto


13. Pirâmides de Gizé, Egito

Uma das maravilhas naturais mais majestosas e fascinantes do mundo antigo são as Pirâmides de Gizé.

Este local fica no deserto egípcio e está situado em uma paisagem bela e poeirenta que é imperdível para quem deseja aprender mais sobre o Egito.

É difícil acreditar que esta área está apenas a minutos do Cairo, uma cidade movimentada. As Pirâmides de Gizé são a única maravilha que ainda está de pé do mundo antigo.

Tours Recomendados:

Pirâmides de Gizé e Esfinge Cairo, Saqqara e Mênfis 

O Oriente Médio é Seguro Para Visitar?

Apesar de a mídia gostar de desencorajar viagens para o Oriente Médio, você não deve presumir que está em risco ao visitar a região.

É provável que você levante uma sobrancelha quando contar às pessoas que está planejando viajar para o Oriente Médio. No entanto, esteja ciente de notícias adversas e percepções sobre a região.

Há muitos lugares belos e fascinantes para descobrir, e você pode apoiar comunidades locais se aventurando.

É claro que existem algumas regiões e países que não são seguros para visitar, e é essencial estar atento quando viajar para lá. Mas se você fizer sua pesquisa e planejar adequadamente, o Oriente Médio pode ser seguro para visitar como turista.

Gostou Das Nossas Dicas?

Paola Martins

Paola Martins

Sou uma apaixonada por conhecer pessoas, lugares e novos sabores. Há mais de 5 anos, venho viajando pelo mundo, explorando culturas e ampliando meus horizontes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp